Mais Um Milagre Em Minha Vida!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

HIGIENE BUCAL!

PRIMEIRA DENTIÇÃO

Nascendo os dentinhos
A gengiva do bebê pode apresentar sintomas como irritação, estado febril e desconforto em geral. Podem ocorrer fezes mais líquidas e outros. Para aliviar o desconforto, o bebê pode usar mordedores de borracha para massagear a gengiva.
Orientações à mãe, quanto à época de nascer os dentinhos
O bebê poderá apresentar alguns sintomas passageiros, antes ou durante a erupção dental. Esses sintomas podem aparecer juntos ou isoladamente, são eles:
***salivação aumentada, ***agitação do bebê durante o sono e às vezes diarréia; porém a febre ou infecções pulmonares não estão relacionadas com o nascimento dos dentinhos de seu filho, podendo aparecer por coincidência na mesma época.
A ordem em que os dentes de seu bebê aparecem:
Algumas crianças já nascem com o dentinho de leite(dentição decídua), chamados natais ou neonatais. As mães não devem ficar apavoradas com isso, devendo procurar um odontopediatra para melhor orientá-las, até mesmo para não ter desconforto durante a amamentação de seu filho.
Por volta dos 6 meses de idade podem surgir os primeiros dentinhos que são os incisivos centrais inferiores, depois em ordem crescente:
***os incisivos centrais superiores; ***os incisivos laterais inferiores(por volta dos 11 meses de idade); ***os incisivos laterais superiores(por volta de 1 ano e 2 meses de idade).
Seguem-se os primeiros molares decíduos, os caninos e os segundos molares decíduos. Aos 2 anos e meio, seu filhinho terá todos os dentes de leite(dentição decídua completa).
Importante:

Assim que nascer o primeiro dentinho do seu filho é preciso sempre higienizá-lo!!!
A PRIMEIRA VEZ NO DENTISTA



A primeira visita ao dentista pode ser quando o primeiro dentinho nascer.
Lá, o dentista irá orientar os pais sobre como realizar e manter a higiene bucal da criança, o hábito de limpar os dentinhos e até mesmo como proceder em caso de traumas.
Depois de uma conversa e de avaliar a boca do bebê, o profissional poderá determinar também, com qual freqüência ele deve retornar ao consultório.
Visitas periódicas:
Estas visitas periódicas são muito importantes, pois assim o dentista pode observar problemas de má oclusão ou cáries, logo no início e indicar os melhores tratamentos.
Existem algumas idades que podemos dizer são marcos importantes no crescimento e desenvolvimento dos dentes de seu filho:
São elas:
1 ano de idade: Os incisivos superiores e inferiores já estão presentes.
3 anos de idade: todos os 20 dentes de leite já estão presentes e o modo como eles tocam uns nos outros(oclusão) está sendo estabelecida.
6 anos de idade: é a idade que os dentes de leite começam a cair
13 anos de idade: A criança já deve ter 32 dentes que deve cuidar muito bem, pois a acompanharão por uma vida inteira de uso.

COMO ESCOVAR OS DENTES



O primeiro passo para realizar a higiene adequada na boca de seu filho é escolher a escova de dentes ideal. Existem modelos específicos para cada idade. Eles levam em consideração o tamanho da boca, a quantidade de dentes provável e o tipo de dentição (dentes-de-leite ou permanentes). Têm cerdas macias, cabeça pequena e pontas arredondadas. As decoradas podem ajudar a estimular a criança a aceitar a escovação. Até mesmo bebês que ainda não têm dentes podem usar escovas de dente especiais, apesar de não serem indispensáveis.
A higiene para bebês pode ser feita satisfatoriamente com gaze (ou a ponta de uma fralda de tecido) molhada em água filtrada e em temperatura ambiente. Passe no interior da boca suavemente, limpando a língua, as bochechas e gengivas. O ideal é que o bebê não esteja completamente deitado, pois esta é uma posição que favorece engasgos e infecções de ouvido - a posição deve ser evitada inclusive para a amamentação. Mantenha o bebê no colo ou mesmo deitado com um travesseiro ou almofada, de forma que a cabeça esteja um uma posição mais elevada que o corpo.
Quando o bebê já tem dentinhos, você pode colocá-lo sentado no colo e pedir que ele abra a boca. Se precisar, ajude mantendo a boca aberta com sua mão. Faça o bebê segurar a escova junto com você; assim, ele já começa a aprender os movimentos realizados.
Crianças que estão se tornando mais independentes podem, em um primeiro momento, escovar os dentes sozinhas. Em seguida, você escova novamente seus dentes, para assegurar que a higiene seja completa.
Os movimentos da escovação devem ser os mesmos do adulto, limpando dente por dente, além das bochechas, gengivas e língua. A pasta de dente, ou creme dental, deve ser utilizado somente a partir do momento em que a criança compreenda e consiga realizar o bochecho e não engolir a pasta. Mesmo as pastas de dente infantis podem fazer mal à saúde quando ingeridas em excesso. Além disso, crianças também devem usar o fio dental.
Mesmo com todos esses cuidados, não esqueça: as visitas regulares ao dentista podem começar já com o nascimento dos primeiros dentinhos!

Nenhum comentário: